Requalificação da centenária Capela de S. Roque em Guimarães

Um projeto de responsabilidade Social MCA Grupo. A Capela de S. Roque situada na freguesia de Santa Marinha da Costa, nos seus limites, mais concretamente nas fraldas da serra de Santa Catarina. A génese desta capela de Guimarães remonta ao ano de 1599, século XVI sendo incerto o ano da sua conclusão.
Desde logo a sua criação e local de culto está ligado ao flagelo da peste, reconhecendo-se S. Roque como o seu santo protetor. No século XVI o lugar de S. Roque ficava às portas do concelho de Guimarães, sendo nestes locais onde as pessoas se refugiavam para combater as epidemias.
Como memória viva da história, esta capela continua hoje a ser local de culto pelo que urge cuidar da sua preservação. Em 2005 sofreu uma requalificação promovida pela autarquia, e no final do ano de 2019 o MCA Grupo procedeu a obras de requalificação.
O MCA Grupo, no âmbito das suas ações de responsabilidade social, juntamente com a instituição, Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Marinha da Costa, e com a colaboração do Sr. Padre Carlos, reabilitou a Capela São Roque em Costa – Guimarães.
Esta ajuda, mais concretamente na substituição da cobertura da capela, janelas, porta, entre outros, que se encontravam em mau estado de conservação, já foi terminada, sendo inaugurada no final do ano 2019.

Mensagem do Sr. Padre Carlos Lopes de Sousa:

A paróquia de Santa Marinha da Costa, agradece a generosidade do Grupo MCA, em especial ao Sr. Manuel Couto Alves, no apoio à requalificação da Capela de S. Roque, que permitiu ajudar a comunidade e criar melhores condições para as celebrações. Desejamos êxitos ao Grupo MCA e aos seus colaboradores.