MCA GROUP inicia construção das 2 primeiras centrais fotovoltaicas e emprega 900 colaboradores em Benguela

Foi consignado no dia 11 de março de 2021, o maior projeto de energias renováveis à data em Angola: um importante passo no rumo à sustentabilidade do país.

Este evento, que noticiámos aqui, foi assinalado com a cerimónia de lançamento da primeira pedra das 2 primeiras obras de construção de centrais fotovoltaicas, uma no Biópio e uma na Baía Farta, ambos na província de Benguela.

Reforçamos que o projeto engloba a construção 7 centrais fotovoltaicas, com uma capacidade total de 370 megawatts (MWp), localizadas, para além de Benguela, em mais cinco províncias de Angola: Huambo, Bié, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.

As duas primeiras obras (Biópio e Baia Farta) iniciaram-se com a fase de desmatação, modelação do terreno e fase I de construção de estaleiro. Foi ainda necessária a formação dos recursos humanos que estarão envolvidos na construção e também levar a cabo uma grande operação logística de produção e mobilização de matérias, equipamentos e tecnologias. Ressalvamos que, apesar de recentes, as duas obras têm avançado a bom ritmo.

Quanto a dimensões de projeto, prevê-se a seguinte capacidade instalada, para estas duas centrais fotovoltaicas:

Nome do Projeto Província MWdc MWac
Biopio Benguela 188.877 144.90
Baía Farta Benguela 96.703 75.90

Destacamos também outros indicadores essenciais, relacionados com o volume das 2 obras iniciais:

Nome do Projeto Recursos Humanos* Nº Contentores** Perímetro Total
Biopio 570 1.588 9,00km
Baía Farta 330 862 6,50km

* Colaboradores na fase de pico da construção | ** Contentores de 40 pés a envolver

Estamos obviamente bastante orgulhos em fazer parte deste que é o maior projeto de energias renováveis até à data em Angola, atuando como empresa líder do consórcio que inclui um vasto conjunto de entidades internacionais de primeira linha mundial.

Contribuir e apostar na sustentabilidade ambiental dos nossos projetos e promover um desenvolvimento sustentável das comunidades onde eles se inserem, é e continuará a ser uma das maiores apostas do MCA Group, bem patentes neste projeto.

Acreditamos num futuro melhor e projetos como estes permitem-nos formar e capacitar os quadros locais, fomentando assim o emprego nas comunidades onde trabalhamos.